Regulamento

BASQUETE

REGULAMENTO TÉCNICO DO BASQUETEBOL MASCULINO

Art. 1º O torneio de basquetebol masculino será realizado de acordo com as regras estabelecidas pela Federação Internacional de Basquetebol (FIBA), adotadas pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), e pelo que dispuser este Regulamento.

Art. 2º Todos os jogos serão disputados em 4 (quatro) períodos de 10 minutos cada um, cronometrados, com intervalos de 2 (dois) minutos entre o primeiro e o segundo períodos (primeiro tempo), entre o terceiro e o quarto períodos (segundo tempo) e antes de cada período extra. Haverá um intervalo de meio-tempo de 10 (dez) minutos.

Art. 3º O jogo não se iniciará se uma das equipes não estiver em quadra com 5 jogadores prontos para jogar. Após 15 minutos da hora prevista para o início, a equipe faltosa perderá o jogo por 20x0.

Art. 4º O atleta expulso de uma partida cumprirá suspensão automática de uma partida, independentemente da fase.

Art. 5º Caso uma partida termine empatada, haverá prorrogação de 5 minutos. Persistindo o empate, haverá nova prorrogação de 5 minutos, e assim sucessivamente.

Art. 6º Não haverá disputa de 3º lugar, de modo que todas as equipes derrotadas na semifinal ganharão medalha de bronze e pontuarão como 3ªs colocadas.

Art. 7º Serão considerados os seguintes critérios de desempate para efeito de classificação, entre equipes do mesmo grupo, pela ordem:

a) Empate entre duas equipes:
1 - Confronto direto.

b) Empate entre três ou mais equipes:
1 - Saldo de pontos nos jogos entre as equipes empatadas;
2 - Maior número de pontos convertidos entre as equipes empatadas;
3 - Saldo de pontos average, nos jogos entre as equipes empatadas;
4 - Sorteio.

Parágrafo Único - A equipe vencedora receberá 2 pontos e a perdedora 1 ponto. No caso de WO, zero ponto.

Art. 8º Serão considerados os seguintes critérios de desempate para efeito de classificação, para definir os melhores segundos e terceiros colocados, entre equipes de grupos distintos, pela ordem:

1. a) Maior saldo de pontos;
  2. b) Maior número de pontos convertidos;
  3. c) Sorteio.

Art. 9º O chaveamento será definido de acordo com sorteio efetuado pela Comissão dos Jogos da Fenae 2024.

Art. 10º Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela Comissão Técnica.

Regulamento Técnico - Jogos da Fenae 2024