Regulamento

FUTEBOL SOCIETY

REGULAMENTO TÉCNICO DO FUTEBOL SOCIETY (LIVRE e MASTER)

Art. 1º O torneio de futebol society, categorias livre (qualquer idade) e máster (atletas nascidos até 31/12/1982), será realizado de acordo com as regras estabelecidas pela Federação Internacional de Futebol Association (FIFA) para a prática do Futebol, com as alterações determinadas pelo que dispuser o presente Regulamento.

Parágrafo 1° No futebol society máster só será permitida a participação dos atletas nascidos até 31/12/1982.

Art. 2º Não há impedimentos.

Art. 3º A barreira é feita com a distância de 7 metros.

Art. 4º A cobrança de lateral é feita com as mãos, enquanto que o tiro de meta deverá ser cobrado com o pé.

Art. 5º As partidas terão a duração de 60 minutos, divididos em dois períodos de 30 minutos, com intervalo de 10 minutos entre os dois períodos.

Art. 6º Os times são de 9 jogadores, um dos quais é o goleiro.

Art. 7º Todos os atletas deverão assinar a súmula para participar da partida, podendo a mesma ser assinada durante o transcorrer da partida.

Parágrafo 1º – A súmula poderá ter, no máximo, assinatura de 17 atletas.

Parágrafo 2º - Não haverá limites para substituições, podendo o atleta que for substituído retornar ao jogo.

Art. 8º O jogo não se iniciará se uma das equipes não estiver em campo com 6 jogadores prontos para jogar. Após 15 minutos da hora prevista para o início, a equipe faltosa perderá o jogo por 1x0.

Art. 9º Se, durante uma partida, o número de jogadores de uma equipe foi inferior a 6, a partida será encerrada e a equipe faltosa perderá o jogo.

Art. 10º - A equipe vencedora receberá 3 pontos e a perdedora zero ponto. Em caso de empate, cada equipe receberá 1 ponto.

Art. 11º Se a equipe vencedora estiver em vantagem no momento do encerramento da partida, que trata o art. 9º, a contagem nessa ocasião será mantida. Porém, em caso contrário, a equipe infratora perderá o jogo por 1 x 0.

Art. 12º As faltas de campo, na mesma partida, serão punidas das seguintes formas:

1. 1º cartão amarelo - O jogador permanecerá na partida.
  2. 2º cartão amarelo – O jogador receberá o cartão vermelho, será expulso da partida e não pode ser substituído.
  3. Cartão vermelho - O jogador é expulso da partida e não pode ser substituído.
  4. Parágrafo único - O atleta que acumular 2 (dois) cartões amarelos na mesma fase (classificatória ou eliminatória) cumprirá suspensão automática na partida seguinte.

Se o atleta for punido com apenas 1 (um) cartão na fase classificatória, esta punição será zerada para a disputa da fase eliminatória.

Art. 13º O atleta expulso de uma partida terá que cumprir suspensão automática de uma partida, independentemente da fase.

Art. 14º O uniforme é o mesmo do Futebol Association, sendo que o goleiro pode jogar de agasalho completo (macacão), de cor diferente do uniforme dos demais jogadores e da arbitragem. O calçado é a chuteira apropriado para futebol society ou chuteira com travas de borracha, não podendo ser utilizado pelo jogador chuteira com travas de alumínio ou qualquer tipo de material metálico ou jogar descalço. O uso da caneleira é opcional.

Art. 15º A bola será a mesma do futebol de campo oficial, sendo a sua marca determinada pela Coordenação Técnica.

Art. 16º Havendo empate em número de pontos ganhos entre os participantes na fase classificatória, será declarada vencedora a equipe que obtiver, nesta ordem:a) Maior número de vitórias
b) Maior saldo de gols;
c) Confronto direto;
d) Gols pró;
e) Menor número de cartões (vermelhos e amarelos)
f) Sorteio

Parágrafo 1° Havendo empate entre mais de duas equipes, o item “c” não será considerado;

Parágrafo 2° Para efeito do critério de desempate do item “e” será respeitada a seguinte tabela: 1 cartão vermelho equivale a 3 cartões amarelos.

Art. 17º Havendo empate em números de pontos ganhos na fase classificatória (entre equipes de grupos distintos), para classificação dos melhores segundos e terceiros colocados, será declarada vencedora a equipe que obtiver, na ordem:

1. a) Maior número de vitórias;
  2. b) Maior saldo de gols;
  3. c) Gols pró:
  4. d) Menor número de cartões;
  5. e) Sorteio.

Art. 18º Na categoria livre, após a fase classificatória, em caso de empate no tempo normal, haverá prorrogação de 20 minutos em 2 (dois) períodos de 10 minutos cada um, sem intervalo para descanso. Persistindo o empate, a decisão será por pênaltis, cobrando-se uma série de 5 pênaltis, alternadamente por atletas de equipes diferentes, e persistindo o empate, serão batidos, alternadamente, tantos pênaltis quantos forem necessários para indicar o vencedor.

Art. 19º Na categoria máster, após a fase classificatória, em caso de empate no tempo normal, não haverá prorrogação. Assim, a decisão será por pênaltis, cobrando-se uma série de 5 (cinco) pênaltis, alternadamente por atletas de equipes diferentes, e persistindo o empate, serão batidos, alternadamente, tantos pênaltis quantos forem necessários para indicar o vencedor.

Art. 20º Não haverá disputa de 3º lugar, de modo que todas as equipes derrotadas na semifinal ganharão medalhas de bronze e pontuarão como 3ªs colocadas.

Art. 21º Os chaveamentos dos torneios livre e máster serão definidos de acordo com os sorteios efetuados pela Comissão dos Jogos da Fenae 2024.

Art. 22º Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela Coordenação Técnica.

Regulamento Técnico - Jogos da Fenae 2024