REGULAMENTO TÉCNICO DO VÔLEI DE PRAIA (DUPLAS) MASCULINO E FEMININO
Art. 1º Os torneios de vôlei de praia (em duplas masculino e feminino) serão realizados de acordo com as regras estabelecidas pela Federação Internacional de Volley Ball (FIBV), adotadas pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) para voleibol de praia, e pelo que dispuser este regulamento.
Art. 2º As partidas serão disputadas em melhor de 3 sets e será declarada vencedora a equipe que vencer 2 sets, sendo os dois primeiros sets jogados em 21 pontos e, em caso de empate, o set decisivo em 15 pontos. Em todos os sets há necessidade de no mínimo 2 pontos de vantagem.
Art. 3º Vitória por 2 x 0 = 3 pontos; vitória por 2 x 1 = 2 pontos; derrota por 1 x 2 = 1 ponto; derrota por 0 x 2 = zero ponto.
Art. 4º Havendo empate em número de pontos ganhos entre os participantes na fase classificatória, será declarada vencedora a equipe que obtiver, nesta ordem:
a) Confronto direto;
b) Sets average nos jogos entre as equipes empatadas;
c) Pontos average entre as equipes empatadas;
d) Maior saldo de sets em todos os jogos da fase;
e) Maior número de pontos convertidos (pontos pró) em todos os jogos da fase;
f) Sorteio.
§ 1° Havendo empate entre mais de duas equipes, o item “a” não será considerado.
Art. 5º Havendo empate na fase classificatória, entre equipes de grupos distintos, para definir os melhores segundos e terceiros colocados, será declarada vencedora a equipe que obtiver, nesta ordem:
Art. 6º Não haverá disputa de 3º lugar, de modo que todas as equipes derrotadas na semifinal ganharão medalhas de bronze e pontuarão como 3ªs colocadas.
Art. 7º O chaveamento será definido de acordo com sorteio efetuado pela Comissão dos JOGOS DA FENAE 2024.
Art. 8º Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela Comissão Técnica.