A sexta-feira (16) amanheceu movimentada na Apcef/PB, uma das sedes dos Jogos da Fenae 2024, que acontecerão até o dia 21/08 na capital paraibana. Atletas de diversas partes do Brasil começaram o dia com entusiasmo, dando início às competições em modalidades como basquete, beach tennis – que estreia nos Jogos em caráter experimental –, canastra, futebol society master e sinuca.
João Maria Santos Barros, da cidade de Natal (RN), está participando pela primeira vez do evento e não escondeu o entusiasmo: "Estou achando fascinante, muito bom mesmo. A gente faz novas amizades, conhece novas pessoas e a realidade de cada estado é muito interessante." Ele destacou a importância das trocas de experiências entre os atletas de diferentes regiões, além da oportunidade de cuidar da saúde e se divertir. “Aqui é uma competição, mas a gente não deixa de se divertir porque faz o que a gente gosta, que é praticar esporte e conhecer novas pessoas”, completou João, que, aos 46 anos, se considera "novo ainda" e participa tanto da categoria master quanto da livre.
Já para Thiago do Nascimento, do basquete de Sergipe, os Jogos já são um evento familiar. “É a terceira ou quarta vez que eu venho para os Jogos da Fenae. A organização é sempre impecável”, afirmou. Thiago relatou a tensão da primeira partida do dia contra Pernambuco, que foi bastante disputada, mas não resultou em vitória para seu time. Mesmo assim, ele mantém o foco nos próximos desafios, com mais jogos programados para a noite e ao longo do final de semana.
Jeová Bento, do Piauí, também expressou sua satisfação com a organização desta edição. "Show de bola, muito bem organizado, bacana. O espaço está muito bom, de fácil acesso e a comunicação está excelente", comentou. Jeová participa na modalidade de beach tennis em dupla mista, com sua colega Tereza Freitas. Eles venceram a primeira partida e “estão superempolgados”, de acordo com ela.
Marcelo Coelho, veterano nos Jogos da Fenae desde 2008, é aposentado da Apcef/PR. Ele disputou a primeira partida da sinuca nesta manhã e saiu vencedor. Apesar de ser um veterano, ele se mostrou empolgado como se fosse a primeira vez: "Eu adoro participar dos Jogos. Desta vez, não vim acompanhado da família, mas estar entre colegas é sempre muito gratificante", enfatizou.
A canastra, com início na parte da tarde desta sexta-feira, também é uma disputa acirrada. São nove Apcefs dando start. Walter Ferreira, aposentado e associado da Apcef/TO, participa dos Jogos da Fenae desde 2012. Ele também sempre está acompanhado da família, mas dessa vez, “por motivo de força maior”, segundo o atleta, não conseguiu trazê-la. “Nesta edição, eu vou disputar somente canastra, mas já integrei a equipe de futsal e futebol society. Até agora, estou gostando bastante, está dando tudo certo e a expectativa é de que nossa equipe consiga passar para as próximas fases e sair vitoriosa”, declarou.
Com as competições em pleno andamento, os Jogos da Fenae 2024 já mostram que serão mais uma edição memorável. Atletas de todos os cantos do país estão não só competindo, mas também fortalecendo laços de amizade e respeito mútuo. As disputas seguem até o início da próxima semana, com muita emoção ainda por vir. Acompanhe no hotsite: https://jogosdafenae2024.fenae.org.br/.
Patrocínio oficial
A Caixa Residencial é a patrocinadora oficial dos Jogos da Fenae 2024. A 15ª edição do evento esportivo contará com o patrocínio de uma das empresas da Caixa, o maior banco público da América Latina e principal operador das políticas de habitação do país. A seguradora proporciona à sociedade soluções de seguros de moradias simples, acessíveis e inovadoras, garantindo proteção e tranquilidade aos lares brasileiros. A empresa está em constante evolução com o objetivo de se posicionar entre as maiores seguradoras no segmento residencial e habitacional do país.